terça-feira, 22 de outubro de 2013

Um pouco sobre o Urubu-rei (Sarcoramphus papa)




Sarcoramphus papa (L.), Popularmente chamado de Urubu-rei, Urubu-branco ou corvo branco é atualmente a unica espécie da familia Cathartidae  ameaçado à extinção, pois é o único urubu brasileiro que é afetado pela destruição de seu habitat. Além disso, é capturado para tráfico de animais por sua beleza e exuberante plumagem.

Como membro da família Cathartidae sua principal característica são os hábitos alimentares necrófagos, ou seja, se alimenta de animais já mortos, fazendo assim um importante papel de "limpeza" na natureza, eliminando matérias orgânicas em decomposição. O suco gástrico dos urubus é bioquimicamente tão ativo que neutraliza as toxinas cadavéricas e bactérias, eliminando perigos posteriores de infecção.

É durante a alimentação que o urubu-rei se destaca, além dele ser maior fisicamente e  plumagem mais bonita, o seu poderoso bico é o único capaz de abrir a carcaça, sendo seguido assim por outras aves necrófagas, que esperam o urubu-rei se satisfazer e depois se aproveitam da carcaça já aberta, normalmente essas outras aves se alimentam das carcaças a partir de orifícios como olhos, boca e ânus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário